Criar um Site Grátis Fantástico
Como fazer uma entrevista de emprego virtual
Como fazer uma entrevista de emprego virtual

Como fazer uma entrevista de emprego virtual

Como fazer uma entrevista de emprego virtual

Você sabia que algumas empresas têm investido na tecnologia durante a contratação de sua mão de obra? Com a globalização e a facilidade que a internet proporciona a todos os usuários, agências e organizações optam cada vez mais pelas entrevistas virtuais de seleção e recrutamento.

É certo que nada substitui a realidade, o olho no olho e as impressões pessoais após o contato interpessoal, mas com as entrevista via internet boa parte do processo seletivo é poupada e a empresa pode encontrar um profissional qualificado em pouco tempo de busca e interação. E é sempre bom frisar uma frase que todo empresário conhece e que representa fielmente o cenário financeiro mundial: Tempo é dinheiro!

Confira agora algumas dicas sobre como elaborar uma entrevista virtual e saiba o que é necessário na busca pelos melhores profissionais disponíveis no mercado.

Como fazer uma entrevista de emprego virtual

Apresentamos agora as sete prioridades que o selecionador precisa apresentar durante a elaboração e a condução de uma entrevista de emprego no módulo virtual, ou seja, realizada, sobretudo através da internet.

Encontre nelas as necessidades de sua empresa e experimente esta inovação na seleção e futuras contratações de seus funcionários.

6206340697 da5f544ed7 Como fazer uma entrevista de emprego virtual

  1. Exigências da vaga – Determine, em um relatório particular, as características básicas que o candidato deve preencher para aquela oportunidade. Neste detalhamento, você deve relacionar competências e habilidades, formações e áreas de conhecimento relacionadas às atividades correlacionadas, como a fluência em outras línguas ou a experiência de mercado.
  2. Análise de Curriculum – É muito importante estar atento à estrutura do curriculum dos candidatos e selecionar somente os que realmente possuem condições de disputar a vaga. A entrevista virtual pode ser comprometida com o excesso de contatos e de candidatos, visto que o selecionador deverá conversar individualmente com cada um.
  3. Interatividade – Cabe ao entrevistador optar pelo melhor meio de interação com os candidatos, quer seja pelas mensagens de texto, Skype ou Web CAM  De cada método, o selecionador poderá tirar conclusões sobre a instrução e a cultura dos candidatos através da escrita, do manuseio com as ferramentas tecnológicas e de seu desempenho frente às câmeras.
  4. Feedback – Internet significa troca constante de informações e, ao selecionador, fica o posto de controlar e direcionar a entrevista no sentido de economizar tempo e oferecer mais comodidade à ambos os lados envolvidos. Responda claramente as indagações e foque no preenchimento das obrigações da vaga.
  5. Material – Além da apresentação do candidato (nome, escolaridade, objetivos, etc), o selecionador poderá aplicar alguns testes online a fim de verificar a relação que o aspirante à vaga possui com a tecnologia. Exames de lógica e perguntas sobre o ambiente Windows são boas oportunidades e trazem respostas instantâneas da real capacidade tecnológica do candidato.
  6. Tempo – Economizar tempo e aproximar os candidatos da empresa são as grandes vantagens da entrevista virtual. Muitos deles perdem estes eventos por não terem condições de chegar ao local ou por aparecer depois do horário marcado. Estabeleça um tempo limite e estruture as perguntas de acordo com a importância e as necessidades exigidas pela vaga.
  7. Compromisso – Estabeleça com os candidatos uma data para retorno, via e-mail, do resultado da entrevista e não esqueça e avisar a todos sobre quem foi aprovado e reprovado no mesmo. Aos selecionados, marque uma entrevista pessoal com os gestores da empresa no sentido de firmar a escolha e acertar as condições de trabalho e remuneração.

6206336197 36a8b3e825 Como fazer uma entrevista de emprego virtual

Utilizar a tecnologia para economizar recursos, tempo e esforços é a grande oportunidade que as organizações possuem para alavancar suas atividades, encontrando na rede uma gama impressionante de profissionais motivados e dispostos a ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

Boa Sorte!