Criar um Site Grátis Fantástico
como montar um mercado
como montar um mercado

Como montar um mercado

Como montar um mercado

Ter o próprio mercado é uma das ideias mais lucrativas de negócios na atualidade, mas se engana quem acha que manter o seu estabelecimento funcionando de forma adequada e lucrativa é algo fácil. Um mercado, ainda que pequeno, necessita ser gerenciado da mesma forma que uma empresa, com muita habilidade e espírito empreendedor. Por isso, é fundamental que seja bem administrado, de forma que o foco esteja direcionado para a clientela, sempre analisando a concorrência e buscando o máximo de economia em todas as áreas do negócio. É fundamental que o dono de um mercado esteja disposto à aprender cada vez mais sobre a área de administração e gerenciamento de empresas, e busque serviços de órgãos de consultoria, como o SEBRAE, por exemplo.2410022662 bcf12f9e4b b 600x250 Como montar um mercado

Formalize o seu negócio.

  • Pra quem busca pelo sucesso absoluto, não há espaço para a informalidade. Encare essa realidade de uma vez. Um mercado, independente do tamanho, é antes de tudo uma empresa, portanto, a primeira coisa a fazer é consultar o SEBRAE e fazer um planejamento do seu novo negócio.

3308858501 e7b2567eba z 600x250 Como montar um mercado

Preparando o plano de negócios.

  • O SEBRAE dispõe de um documento que visa facilitar a preparação e organização do seu novo empreendimento. O plano de negócios vai mostrar quais são os pontos fortes que vão ajudar a alcançar o sucesso da nova empreitada, e quais são os pontos fracos, onde serão necessários mais investimentos e cuidados especiais.
  • Por isso, antes de começar a investir o seu dinheiro, analise detalhes como a viabilidade do negócio, a concorrência na área, fornecedores, potenciais clientes, gastos com funcionários, aluguel de estabelecimento e muitos outros fatores fundamentais para o sucesso. O plano de negócios é o documento ideal para dizer se é possível a empresa sair do papel ou se ela vai ter prejuízos antes mesmo de começar.
  • Agora o primeiro passo já foi dado: a identificação de um negócio que se espera que seja lucrativo, e que tenha viabilidade para seguir em frente. O que se deve fazer agora é observar todos os detalhes da concorrência para que não existam surpresas desagradáveis no futuro. Analise a quantidade de estabelecimentos próximos que tenham foco na mesma clientela que você. Verifique com a população próxima – por meio de pesquisas de marketing – quais diferenciais eles esperam de um mercado na região, se o foco precisa ser em um segmento específico de cereais, ou se buscam mais por produtos de limpeza doméstica, por exemplo. Saber o que o seu futuro cliente deseja antes de iniciar o investimento é importante para colocar os produtos e serviços certos no seu mercado.

2409181207 60dc9aef3e b 600x250 Como montar um mercado

Inicie o seu empreendimento.

  • Feitas todas as análises é hora de botar as mãos à obra. Comece comprando uma quantidade moderada de produtos variados. Procure vender um pouco de tudo e separe setores de roupas, produtos de limpeza, alimentos e carnes.
  • Mantenha seus funcionários sempre bem capacitados e uniformizados. Isso passa para o cliente uma imagem de qualidade e excelência para o seu estabelecimento.
  • Procure reabastecer as suas prateleiras conforme os produtos forem sendo vendidos.
  • Faça também um bom investimento em segurança e procure disponibilizar serviços diferenciados no seu mercado, como um estacionamento próprio, por exemplo.
  • Seguindo essas dicas, certamente o seu estabelecimento terá muito mais chances de ter sucesso em meio à forte concorrência existente nos dias de hoje. Procure sempre aprender mais e, se houver capital disponível, invista em profissionais capacitados para ajudar no gerenciamento do seu negócio.

Boa sorte!