Existem momentos na vida, profissional e pessoal, em que precisamos assumir as rédeas da situação adotando uma atitude de liderança. Aliás, a maior parte das escolhas profissionais de hoje em dia exige características de um líder, ainda que nem todos a tenham de forma inata. Muitos confundem liderança com o simples ato de mandar ou decidir pelos outros, outros com a atitude de agradar a todos, e existem ainda aqueles que simplesmente repudiam a idéia de estar em uma posição de destaque e liderança.
Existem várias atribuições e habilidades necessárias para ser um bom líder. Nascer com este dom seria algo fundamental, se todos nós já não o possuíssemos em maior ou menor grau. Afinal todos nós tivemos ou teremos que assumir uma posição desse tipo em algum momento da vida, é só parar para pensar. Assim sendo, neste guia, Comofas te ensina quais habilidades e atitudes desenvolver para se tornar um bom líder.
Passo a Passo
1) Compartilhe conhecimento. É importante que um líder compartilhe seus conhecimentos, experiências e habilidades com os outros. Isso te tornará uma fonte de referência para aqueles que são liderados por você.
2) Não tenha medo de correr riscos. Dentre as atribuições de um líder está a de tomar decisões, decisões estas que devem ser um ponto de interseção entre as idéias de todos aqueles liderados, portanto os riscos corridos são em nome de um bem comum.
3) Tenha paixão por aquilo que está fazendo, não importa o que seja. É a única maneira de se tornar umlíder inspirador, lembre-se que os grandes foram apaixonados pelas causas que defenderam: Martin Luther King Jr, Nelson Mandela, Gandhi, etc.
4) Mantenha um canal de comunicação. Ser acessível é fundamental, permita aos funcionários e colegas compartilhar suas opiniões e preocupações. Só assim você será capaz de pensar em quais atitudes tomar visando melhorias a serem realizadas, ou a manutenção do que está funcionando.
5) Admita falhas. Afinal ninguém é infalível.
6) Do mesmo modo, caso não saiba alguma coisa, não invente, admita não saber. Por outro lado não se contente com a ignorância, percebida uma fala pessoal, procure corrigi-la.
7) Seja um bom ouvinte. Quando estiverem falando com você, preste atenção, pode ser algo importante. Portanto não marque conversas ou reuniões em momentos os quais não esteja disponível para tal.
8 ) Repasse ordens e informações aos seus funcionários, mantê-los sempre informados denotará transparência em suas relações. Da mesma forma sempre dê a eles um feedback sobre suas metas e projetos. É importante para manter uma equipe motivada.
9) Assuma as responsabilidades em nome do grupo, da mesma forma que as conquistas e vitórias são atribuídas ao líder de uma equipe, os erros e embaraços também o são. Tenha consciência de que está botando a cara à tapa.
10) Dê crédito e elogie sempre que puder. Aqui entra a modéstia e o espírito de grupo, se determinado funcionário foi fundamental para a conquista de uma meta, sempre atribua isso a ele: “Sem o esforço do Silva nunca teríamos conseguido essa vitória”.
11) Dê instruções claras para ter resultados satisfatórios.
12) Mantenha a calma em situações críticas, em alguns momentos pode ser algo difícil de fazer, mas explosões de fúria quase nunca resolvem nada.
13) Esteja ciente do que está ocorrendo ao seu redor. A liderança é uma posição de destaque bastante vulnerável, lembre-se que o seu nome está à frente de uma equipe ou instituição, para não se queimar é imprescindível estar ciente de tudo o que ocorre.