Sites Grátis no Comunidades.net
Como Criar Um Sorveteria
Como Criar Um Sorveteria

Como montar uma sorveteria

                                                   Como Criar Um Sorveteria?
Como montar uma sorveteria

O clima quente do país provoca inúmeras ideias de negócios, uma delas, talvez a mais óbvia, é montar uma sorveteria. Muita gente faz em casa, mas a indústria também marca sua presença fortemente e pode ser uma grande aliada de pequenos empreendedores, servindo como fornecedora.

606734516 18cf3f1df7 o F550x450 Como montar uma sorveteria

O mercado de sorveteria ainda cresce, quem explica isso é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Uma pesquisa feita por ele indica que o sorvete é pouco comercializado por aqui. Em termos comparativos, na Europa são vendidos cerca de 20 litros por pessoa anualmente, enquanto no Brasil são 2,2 litros por pessoa por ano. Sendo assim, é uma oportunidade para quem pretende desbravar um mercado ainda a ser explorado.

3550772782 2f7d9c4da7 b F550x450 Como montar uma sorveteria
  • Abrir uma sorveteria é um desafio, em virtude dos fatos mencionados. O empresário deve saber que é um tipo de negócio que sofre muito com a sazonalidade, sendo muito lucrativo no verão e pouco no inverno. Por conta disso, os interessados em abrir uma sorveteria devem ter algum diferencial para conseguirem ganhar dinheiro em outras épocas.
  • Analisar o mercado, quem será o cliente, a concorrência e fornecedores, são passos fundamentais para quem deseja abrir uma sorveteria.
  • A escolha do ponto onde a sorveteria funcionará é um elemento importante para alcançar o sucesso. O imóvel deve estar quite com a prefeitura, precisa ser abastecido por água, esgoto, luz, segurança, urbanização, fácil acesso, etc.
  • A sorveteria deve ter um espaço para a fabricação do sorvete, para depósito, área administrativa e atendimento aos clientes.
  • Deve também chamar atenção com uma decoração adequada, que chame atraia os transeuntes para o seu interior.
  • Os empregados devem ser pacientes, prestativos, alegres, simpáticos, maleáveis, pró-ativos e gostar da sua atividade. O número de funcionários varia de acordo com o porte da sorveteria.
  • É muito importante ter mais de um fornecedor, pois se um faltar, imediatamente há um segundo para dar conta da demanda.
  • A sorveteria fica muito movimentada nos dias quentes, e é nesse momento que o empreendedor precisa chamar atenção dos seus clientes, para que esses retornem até mesmo em outros dias, incluindo os mais frios.
  • É interessante colocar na loja algo que seja atraente o suficiente para garantir as vendas em dias mais frios.
  • A dica mais valiosa nesse sentido é a diversificação de produtos, como as vendas de salgados, doces, refrigerantes e café.
  • Imaginar que o dinheiro garantido no verão tenha força suficiente para manter viva a loja durante o resto do ano pode ser um engano, o empreendedor deve olhar ao redor e ver o que ele ainda pode acrescentar à sua sorveteria para satisfazer os seus clientes naquilo que eles não têm ainda. Por exemplo, conferir o que as lojas do mesmo bairro vendem e o que ainda não é comercializado.

Boa sorte!